Aprenda um pouco mais sobre o universo maravilhoso das araras.

As araras são aves pertencentes à família dos psitacídeos. Atualmente, existem 16 espécies distribuídas dentro de seis gêneros. As principais espécies de Araras existentes são:

  • Anodorhynchus hyacinthinus
  • Anodorhynchus leari
  • Anodorhynchus glaucus
  • Ara ararauna
  • Ara chloropterus
  • Ara macao
  • Ara severus
  • Cyanopsitta spixii
  • Orthopsittaca manilatus
  • Primolius maracanã
  • Primolius couloni
  • Diopsittaca nobilis.

O Zoo Casa das Araras possui algumas espécies como: a Ara ararauna, popularmente conhecida como Arara Canindé; a Ara chloropterus, conhecida como Arara Vermelha Grande; a Ara macao, conhecida como Arara Canga e; a Orthopsittaca manilatus mais conhecida como maracanã-do-buriti.

Araras são aves que ocorrem desde o sul da América do Norte até a América do Sul. São aves que possuem bico curvo e forte sendo importantíssimos na sua alimentação e serve para ‘cortar’ frutas e triturar sementes. Possuem duas patas compostas por quatro dedos cada (dois para frente e dois para trás) chamados de Zigodáctilos, que auxiliam na hora de escalarem galhos e troncos de árvores e também, na hora de segurarem os alimentos.

Além de toda a beleza, simpatia e exuberância que as araras exibem, elas se destacam pelo tamanho avantajado, cauda longa no formato de “V”, musculatura bem desenvolvida na mandíbula que as auxiliam na hora de ‘quebrar’ sementes, como por exemplo, as nozes…

Em média, uma arara vive cerca de 80 anos, isso mesmo! Elas vivem muito desde que estejam em um ambiente favorável, com uma alimentação equilibrada e sem indícios de doenças. Geralmente, as araras assumem uma postura monogâmica (ou seja, formam casal para a vida toda) e, uma curiosidade: elas não apresentam diferença fenotípica entre macho e fêmea o que chamamos de dimorfismo sexual. E vocês sabiam que tanto a fêmea quanto o macho cuidam dos ninhos, antes e depois do nascimento dos filhotes? É uma grande característica das araras.

As araras costumar viver livremente nidificando em ocos de palmeiras mortas e põem em média de dois a três ovos. Em relação a sua alimentação, quando em vida livre, se alimentam de frutos e sementes variadas. Já em cativeiros credenciados, recomenda-se o uso de ração extrusada, legumes, frutas e verduras.

Suas plumagens se destacam por apresentarem cores marcantes como: azul, amarela, vermelha e verde. Mas, infelizmente, essas plumagens que chamam tanto a atenção na natureza acabam contribuindo para o tráfico ilegal de animais silvestres. O Brasil, um país rico em biodiversidade e com a prioridade de possuir exemplares aviários belíssimos, acaba se tornando um país alvo para a comercialização ilegal dessas aves.

Aqui no Zoo Casa das Araras, as aves vítimas de tráfico de animais silvestres, acabam encontrando um lugar perfeito para sua recuperação recebendo todo cuidado e carinho dos nossos tutores. Você pode conferir e acompanhar de pertinho esse maravilhoso universo das araras e toda beleza que elas trazem, com muito aprendizado, encantamento e diversas curiosidades.

Então, venha nos visitar 😊

Facebook
Twitter
LinkedIn
×

 

Olá! :)

× Fale Conosco