As araras costumam ser monogâmicas, ou seja, tem apenas aquele(a) parceiro(a) por toda vida (e elas vivem muito, em média 80 anos). O carinho e o cuidado que eles têm um com o outro é admirável.
Temos aqui no Zoo Casa das Araras alguns casais de araras que se deram super bem, entre eles, apresentamos-lhes a Dora (Arara vermelha) e o Cauã (Arara macao). Embora sejam araras de espécies diferentes, eles formaram um casal lindo e não se desgrudam por nada! O carinho e o cuidado que eles têm um com o outro é admirável. O Cauã sempre está coçando a cabeça da Dora (processo que se chama ‘catação’) e olha que incrível: ela até fecha os olhinhos e dorme! A Dora, ao comer, fica ‘chamando’ pelo Cauã até ele vir, se juntar a ela e assim, fazerem uma bela refeição. E observa-se que há momentos do dia em que a Dora vocaliza bastante com o Cauã…
Já a Lolla e o Léo, ambas Araras Canindés, criaram uma parceria incrível, inclusive, rola até um ciúme por parte da Lolla quando o Léo resolve jogar o seu charme para outras fêmeas do recinto. Mas calma! Tudo se resolve quando o Léo volta para a galhada e traz um pedacinho de galho para a Lolla. Esse Léo…
Falando nisso, vocês sabiam que eles adoram descascar uma galhada de árvore? Sim, algumas vezes, fazem isso para levar as ‘lascas’ das árvores para seus ninhos e assim, reproduzem e terem seus filhotinhos ali. Mas neste caso, o Léo quer mesmo é reconquistar a Lolla!
Um fato interessante é que, se uma dessas aves alça voo para uma galha mais distante, a outra fica chamando com aquele ar de preocupada, buscando onde o seu(sua) parceiro(a) foi parar. Enquanto ele ou ela não voltam, eles ficam chamando atenção e emitindo um som específico para ele (ela) voltar!
É realmente incrível observar esse comportamento neles! Mais incrível ainda é quando o(a) parceiro(a) resolve voltar, ah! Aí é só alegria… E para agregar ainda mais conhecimento, lá vai uma informação extra: você sabia que as araras atingem a idade sexual por volta de 3 a 5 anos?
Uma outra observação que se faz é que, durante a refeição, os que formaram pares sempre vão se alimentar juntos. Um vai, alcança o comedouro e caso o outro não for, ele fica chamando, chamando até que o outro vai para então, comerem juntos. Algumas vezes, um até alimenta o outro. Ah! Como esse mundo das araras é incrível.
E então, ficou curioso(a) para conhecer de pertinho essas lindas, exuberantes e incríveis aves? Venham nos visitar no ZOO CASA DAS ARARAS e aproveite para se conectar com a natureza, deixando para trás todo o estresse da rotina.