E a pergunta é: Como as aves do ZOO CASA DAS ARARAS vieram parar aqui?
Todas as aves que estão aqui no Zoo chegaram até nós através dos Órgão ambientais. Algumas delas foram provenientes de apreensões outras, nos foram destinadas por ocorrência de desastres ambientais como tempestades e queimadas. Alguns filhotes acabam caindo dos seus ninhos e assim, não tendo condições próprias de voltarem a esses ninhos!
Com a competência e rapidez dos Órgãos ambientais, esses filhotes são salvos e destinados à mantenedouros, zoológicos, CRAS, entre outros lugares credenciados e capacitados para receberem e cuidarem dessas aves. Já outras aves, mais adultas, não podem retornar à natureza devido a humanização, ou por apresentarem alguma anomalia em seu corpo (por exemplo, atrofiamento das asas). O Zoo Casa das Araras preza pelos cuidados, carinho, segurança e o bem-estar dessas aves. Somam-se a estes detalhes, a existência de uma alimentação saudável e equilibrada em um espaço amplo cercado de natureza.
E, como é a rotina dessas aves?
Nas primeiras horas do dia, são bem agitadas e barulhentas. Neste momento, são fornecidas a elas potes contendo, separadamente: a ração extrusada, a água e frutas, verduras e legumes fresquinhos. Os legumes, as frutas e as verduras são bem fresquinhos e, após serem devidamente selecionados e higienizados, são cortados no tamanho adequado para que elas possam consumir com segurança. As aves são bem seletivas em relação ao sabor, ao cheiro e até ao corte, isso mesmo, caso cortemos pedaços maiores ou menores, ou mais quadrados ou mais compridos, elas simplesmente ignoram (sim, até elas possuem essa seletividade ao comerem rs)!
Entre as 11h e às 16h elas costumam se alimentar menos e tirar a tão desejada ‘siesta’ (dormir no meio do dia para descansar um pouco), momento em que costumam ficar mais quietinhas e sonolentas.
Por volta das 16h é a hora do tão esperado ‘mamá’. Parece coisa de outro mundo, mas, embora algumas aves já estejam na fase adulta, elas seguem tomando uma dose de papinha como uma forma de mimo…
Vamos entender o que é essa ‘papinha’? A papinha é composta por ingredientes com um valor nutricional adequado para o crescimento e desenvolvimento das aves bebês. São devidamente preparadas na hora (sempre atentando-se a temperatura que não deve ser muito quente e a consistência que deve ser de papa, não tão dura, nem tão líquida). Para as aves babys, a papinha é ministrada utilizando seringas para alimentação (ponteiras cânulas em aço inox) e para as adultas são utilizadas uma bisnaga.
Ao entardecer elas ficam novamente mais agitadas e gritam bastante! Mas isso é normal. Em vida livre, esse momento é a hora de voltar para “casa”. Às 17h é a hora de receberem a última refeição do dia. Algumas costumam ficar nas galhadas fazendo graça e brincadeiras, enquanto outras se recolhem para debaixo dos quiosques. Até o anoitecer elas se comunicam muito entre elas, assim como nas primeiras horas da manhã e depois, vão dormir por volta das 19h.
E lá vai mais uma curiosidade sobre as ARARAS: em dias de chuvosos, essas aves costumam ficar no tempo para tomar aquele banho de chuva! É uma cena espetacular. Elas abrem as asas e se esbaldam com a água caída do céu… É lindo de ver! E o banho além de prazeroso, é importante para a hidratação da pele das aves e para limpeza dos seios nasais. Mas calma! Quando sai o sol, elas aproveitam para abrir suas asas e assim tomar aquele solzinho para secarem suas penas e ficarem mais vistosas ainda (depois de um belo banho).
Todo esse cenário de cuidados é importantíssimo para o bem-estar das aves. Como o Zoo Casa das Araras possui um enorme apreço e carinho por esses seres maravilhosos, toda conduta e atenção são dispersadas para garantir que elas tenham uma vida saudável e feliz!
Que tal conferir de pertinho todo esse ambiente único e ter um contato ainda mais belo com a natureza? Confira detalhes e informações de como você pode nos visitar. Fale conosco através do WhatsApp clicando aqui!