Conheça o Zoo Casa das Araras

O Zoo Casa Das Araras é um zoológico interativo focado em aves silvestres nativas e exóticas.
O nosso Jardim Zoológico é um empreendimento licenciado pelo IAT (Instituto Água e Terra) e pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), projetado para atender aos objetivos conservacionistas, educacionais, científicos e recreativos, por meio da manutenção e exposição ao público de animais da fauna nativa, exótica e doméstica.

Nossa Linha do Tempo

O intuito do Zoo Casa das Araras é colaborar com os órgãos ambientais que, devido a alta demanda de animais que são apreendidos, nos fornecem as AVES em prol de cuidados e manejos adequados para cada uma delas.

  • 2018

    Aprovação do Licenciamento Ambiental expedido pelos Órgãos Ambientais (IBAMA e IAT).

  • 2018 / 2019

    Recebimento da primeira ave, Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus). A ave apresentava fratura em uma das patas e, durante todo o tempo que esteve conosco, sempre teve todos os devidos cuidados com sua saúde e bem estar.

  • 2020 / 2021

    Em nosso recinto particular (casa) começamos a receber diversas aves que vieram de apreensões realizadas por Órgãos Ambientais as quais foram provenientes de tráfico de animais, maus tratos e desastres ambientais. Recebemos também aves de doações. Com isso, idealizou-se um espaço maior para atender a alta demanda.

  • 2021 / 2022

    Criação do Zoo Casa das Araras Aqui passamos a colocar em prática o Projeto da construção do Zoo, o qual se concretizou dentro do Complexo Ody Park Aquático Resort Hotel. Neste mesmo período, continuamos a receber várias espécies de aves em nosso recinto, inclusive, algumas em risco de extinção.

  • 2023...

    Inauguração do Zoo Casa das Araras Realiza-se o grande sonho: o de inaugurar um espaço amplo, que possa receber diversas espécies de aves e assim, oferecer uma segunda chance àquelas que não conseguem retornar à natureza. O Zoo, abriga também espécies em risco de extinção e aqui prezamos pela preservação e conservação dessas espécies.

Educação Ambiental:
Ver, Agir e Respeitar!

Em sua proposta, o Zoo Casa das Araras tem como princípio a Educação Ambiental.

Temos como base o “VAR” da Educação Ambiental, sendo: Ver, Agir e Respeitar.

Com essas três palavras, iremos contemplar algo mágico, significativo e muito real sobre os principais impactos causados pelo tráfico de aves.

  • No Ver, iremos abordar sobre a realidade do que vimos e constatamos sobre o tráfico: ‘é preciso ver para crer’;
 
  • No Agir, iremos tratar das diferentes formas de contribuir para evitarmos grandes impactos ambientais que essa atividade causa;
 
  • No Respeitar a fauna e flora, nos transformando em cidadãos do bem e, assim, conservar e preservar o meio em que vivemos.

 

Como fazemos isso?

Com palestras ao ar livre de forma lúdica e com a expectativa de gerar essa conexão entre “homem” e “natureza”, de forma a internalizar a experiência, somado ao Ver, Agir e Respeitar. Serão tratatos assuntos como a biologia das aves assim como seus nomes científicos, habitats, tipo de alimentação, curiosidades e muito mais.

Tudo de forma dinâmica, lúdica e com muita interação.

 

PASSEIO ESCOLAR - "ASAS DO SABER"

O Zoo Casa das Araras está de portas abertas para receber ALUNOS, PROFESSORES e demais membros das Escolas para ofertar um COMBO ESPECIAL sobre “Educação Ambiental” focando em AVES.
.
A Educação Ambiental contribui para nos ensinar a valorizar, respeitar e reconhecer a importância da natureza tanto para os seres humanos, quanto para os animais e todo o planeta terra. Trabalhar o tema “Meio Ambiente” na Educação infantil, prepara os pequenos para lidar com os desafios do futuro, das mudanças climáticas e, principalmente, com a conservação e preservação da fauna e da flora. A Educação Ambiental pode ser uma ferramenta de suma importância para combater o comércio ilegal de animais silvestres.

.

O Zoo Casa das Araras foi projetado para atender a animais advindos de apreensões realizadas por Órgãos Ambientais como IAT (Instituto Água e Terra) e pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). É um Zoológico interativo, focado em aves silvestres, nativas, exóticas e domésticas. O Zoo Casa das Araras RECEBE essas aves, acolhe, cuida e conserva espécies, inclusive que estão em RISCO DE EXTINÇÃO. Somando-se a estes objetivos ainda desempenhamos o papel de educadores ambientais.

.

 

O Zoo Casa das Araras tem um espaço, denominado de ‘EducAves’, o qual está preparado para receber os alunos, professores e demais membros das Escolas. O espaço é destinado para acomodá-los e será palco para ministrar uma palestra de cunho educacional. Após a PALESTRA,   serão encaminhados aos nossos recintos para conhecer as espécies aqui abrigadas e as mais diversas curiosidades sobre as aves. Logo, retornarão ao espaço “EducAves” para então interagirem com os jogos de cunho autoral e ao final, receberem um ‘LIVRO’, um ‘CERTIFICADO’ e um ‘SELO’ de “Amigo das Aves”, emitidos pelo Zoo Casa das araras. O certificado será devido à presença e desempenho das atividades no Zoo e o selo será para consolidá-los como “protetor(a) consciente das aves para nosso meio ambiente”.
.
Para maiores informações, só clicar no BOTÃO ABAIXO e enviar sua mensagem!

Nossa Localização

O Zoo Casa das Araras é uma atração presente nas dependências do estacionamento do Ody Park – Parque aquático Resort Hotel, em Iguaraçu, no Paraná. O ZOO CASA DAS ARARAS tem BILHETERIA INDEPENDENTE do Parque com possibilidade de aquisição de ingressos, conforme condições e detalhes que você pode conferir em nossa página, solicitando via WhatsApp ou no próprio Local.
.
Estamos localizados na

Rodovia PR 317, Lote de Terras sob. n. 1-J, Loja 20
Zona Rural. Iguaraçu/PR – CEP: 86.750-000
(Estacionamento do Complexo do Ody Park Aquático)

×

 

Olá! :)

× Fale Conosco